sexta-feira, julho 22, 2005

A Dor do Anjo

No diccionario Español-Portugués:
Duelo, s.m. dó;lástima; pena; luto; compate; peleja; luta; duelo.
Doler, v. intr. doer; padecer; sofrer.

Pois é… noutro dia tive a oportunidade de pensar na palavra duelo. Aqui se diz, quando nos dói algo: “me duele la cabeza”, por exemplo. Nao se diz “Yo duelo”, mas a palavra luto fala da dor que sentimos quando perdemos alguém ou algo que nos seja caro.

Na segunda passada tivemos a noticia que o pedreiro que nos ajudou na obra faleceu. Foi encontrado na sua casa por seus irmaos, morto, vitima de um derrame. Ultimamente ficava cansado facilmente e lhe doia muito a cabeça.

Era um pedreiro, e acho que seria bacana dizer que era O pedreiro.

Quando eu cheguei em Frómista faz já 3 anos, o Pablo trabalhava de peao de obra na reforma da casa do pai dele. E trabalhava com esse cara. Me lembro de ir visitar-lhes na obra e o cara falava comigo... e eu nao entendia absolutamente NADA do que dizia. Isso porque falava em “puebléz”, com esse dialeto das pessoas daqui, tao fechado como o povo mesmo. Foi com ele meu primeiro contato com a cultura local, com a lingua, com os costumes.

O Pablo se tornou um colega íntimo, acho que até podíamos dizer que um amigo do Ángel. Ángel, que em espanhol significa “Anjo”. E esse cara foi, em momentos interessantes um anjo nosso, que nos traduzia o comportamento da gente local – foi importante pra entender até mesmo a família do Pablo.

Ele se foi, provavelmente reunir-se com sua falecida esposa gávida de 8 meses – que se despediu deste mundo no nono mês de casados, fato que Ángel sempre levou presente consigo. Acho que está finalmente feliz junto a ela.

A gente dói; vive o duelo. A dor da perda deste amigo, companheiro de trabalho, confidente e tradutor das coisas daqui.

Que ele siga seu caminho, e a gente, sem ele, o nosso. Aqui deixamos nosso testemunho de uma vida dificil, doida mas que nos ajudou muito a nos incorporar nesta sociedade Fromistenha. Nosso agradecimento e tributo ao nosso Ángel!

Nenhum comentário: